Histórico CAP

Em 1997, um grupo de docentes de vários Departamentos da FMRP passaram a exercer no Centro de Saúde Escola, atividades didáticas em uma disciplina supra departamental, denominada Estágio Integrado (RCG-510), motivados pela necessidade de se estabelecer um local que concentrasse as discussões sobre as práticas recém iniciadas, referentes a estratégia governamental de Saúde da Família. Na mesma oportunidade, várias ações estavam sendo adotadas, especialmente pelo HCFMRP, em conjunto com os Departamentos Clínicos da FMRP, no sentido de fortalecer a hierarquização dos atendimentos por nível de complexidade, conforme o estabelecido pelo Sistema Único de Saúde – SUS.

Assim, em 07 de agosto de 1998, em 639ª sessão ordinária da Congregação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo foi criado o Centro de Atenção Primária, com a finalidade de apoiar as atividades didáticas, principalmente aquelas que tem como campo de ensino a rede de atenção primária e secundária municipal do Distrito de Saúde Oeste, possibilitando, por meio da integração, o aprimoramento do trabalho em equipe multidisciplinar e multiprofissional.

 Desde a sua constituição, o Centro de Atenção Primária promove a integração de instituições e ações intersetoriais, aprimoramento técnico e cientifico de seus docentes, formação de profissionais na área da saúde, capacitação de recursos humanos, produção científica e divulgação do conhecimento.

 Para tanto, utiliza-se de várias estratégias, tais como, captação de recursos em órgãos de fomento, Residência Médica, intercâmbios nacionais e internacionais, convênios, assessorias técnicas e científicas, grupos de vivência e atividades culturais.

 As ações e suas estratégias tem a finalidade de consolidar um programa de ensino, pesquisa e extensão de serviços voltados à Atenção Básica, como área de conhecimento especifica e integradora das várias disciplinas e profissionais que nela atuam.

Fonte: CAP/FMRP/USP