Portal APS em Evidência

CMSCPF - Centro Médico Social Comunitário Pedreira de Freitas

Graduado pela Faculdade de Medicina de São Paulo – USP em 1941. Trabalhava no desenvolvimento de métodos laboratoriais para diagnóstico da moléstia de Chagas. Em 1947, instalou um Posto de Estudos sobre essa doença em Cássia dos Coqueiros. No início da década de 1950, colaborou na instalação do Departamento de Parasitologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, para onde se transferiu em 1954 com a missão de criar o Departamento de Higiene e Medicina Preventiva, atualmente designado Medicina Social. Fonte: https://www.fmrp.usp.br/pb/institucional/marcos-historicos.

Rua:   Avenida das Hortências Cássia dos Coqueiros – SP

Telefone:   1 6 3669-1147 / 3669-1484

Coordenadora:  Profa. Dra. Luane Marques de Mello
 
E-mail : prontoatendimentocassia@hotmail.com /  saudecassia@hotmail.com
 
População cadastrada no eSUS-APS (maio / 2020): 1.639  pertencente
 

Domicílios cadastrados no eSUS-APS (maio / 2020):  645

Fonte:  E-SUS julho 2020

 

“É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer.” Aristóteles

    O Centro Médico Social e Comunitário “Pedreira De Freitas” (CMSCPF) é uma unidade de saúde localizada em Cássia dos Coqueiros, município que se localizada na região nordeste do Estado de São Paulo, a 80 Km de Ribeirão Preto. Cássia dos Coqueiros é um município com aproximadamente 2500 habitantes, sendo que 25% desta população habita a zona rural e 20% estão acima dos 60 anos (SEADE, 2020).

      Cássia dos Coqueiros pertence à Região de Saúde Vale das Cachoeiras, juntamente com outros 6 municípios – Altinópolis, Batatais, Brodowsky, Cajuru, Santo Antônio da Alegria, Santa Cruz da Esperança.

       A unidade foi fundada há 56 anos pelo então professor do Departamento de Higiene e Medicina Preventiva (atual Departamento de Medicina Social) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP), Prof. Dr José Lima Pedreira de Freitas. Naquela ocasião, o “Posto Médico Rural” foi idealizado como local de assistência médica à população, ao mesmo tempo que funcionava como local de estágio rural supervisionado para residentes do Hospital das Clínicas da FMRP/USP e alunos do 6º ano do Curso de Medicina. Em 1970, em homenagem ao seu fundador, o Posto recebeu o nome de Centro Médico Social e Comunitário “Pedreira De Freitas”.

      Atualmente, o Centro Médico ainda representa importante espaço de ensino tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação. Alunos da Medicina e Nutrição, durante o ultimo ano do curso, permanecem na unidade por um período de 15 dias, imersos em um ambiente facilitador da aprendizagem em serviço, sempre supervisionados por médicos e/ou docentes.

       O CMSCPF é o único local de assistência à saúde do município e durante muitos anos exerceu seu papel segundo a lógica atendimento de problemas agudos, caracterizado por atendimento fragmentado e de baixa resolutividade. Nos últimos anos, com a implantação da Estratégia de Saúde da Família, o modelo de gestão e de atenção vem sendo modificados para um tipo de cuidado mais abrangente, longitudinal e continuado, capaz de melhorar os indicadores de saúde da população assistida.

      No momento, a unidade abriga duas equipes – uma equipe de Saúde da Família (eSF) e uma equipe de Pronto Atendimento (ePA). A eSF é formada por um médico, uma enfermeira, duas técnicas de enfermagem e 6 agentes comunitárias de saúde, que prestam cuidados à população adscrita atráves de consultas agendadas e visitas domiciliares, levando em consideração aspectos individuais, familiares e coletivos. A ePA atua no atendimento às queixas agudas ou agudizadas e às emergências, 24h por dia, 7 dias por semana. As equipes trabalham em regime de plantões de 12 horas e são compostas por um médico, uma enfermeira e duas auxiliares/técnicas de enfermagem.

       A unidade ainda conta com uma farmácia, que além da dispensação de medicamentos presta assistência farmacêutica aos pacientes. Possui também uma sala de vacinas e serviços de assistência social e psicológica.

        Por fim, o CMSCPF representa um importante campo de estágio para alunos da FMRP/USP, dos Cursos de graduação e Pós-graduação, tanto lato sensu quanto stricto sensu, oportunizando um ambiente de aprendizado que concilia a prática em serviço com os conhecimentos teóricos, dentro da lógica do saber fazer fazendo.

Texto realizado por:
Coordenadora Técnica do CMSC Pedreira de Freitas
Profa Dra Luane Marques de Mello