Portal APS em Evidência

Residência Multiprofissional

Residência Multiprofissional em Atenção Integral à Saúde

      Os programas de Residência em Área Profissional da Saúde contemplam as modalidades Multiprofissional e Uniprofissional. O Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Integral a Saúde (PRMAIS) constitui modalidade de ensino de pós-graduação Lato sensu destinada a profissionais recém formados na área da saúde, sob a forma de curso de especialização caracterizado por ensino em serviço, com carga horária de 60 (sessenta) horas semanais, incluindo plantão, e duração de 2 (dois) anos (Portaria Interministerial MEC/MS nº 1.077, de 12/01/2009). A carga horária é distribuída em atividades teóricas e teórico-práticas na Atenção Primária à Saúde (60%), na Atenção Secundária à Saúde (20%) e na Atenção Terciária à Saúde (20%), de modo a transitar os diferentes níveis de complexidade tecnológica da atenção a saúde. Assim as escalas das atividades das diferentes áreas profissionais são desenvolvidas em diferentes cenários de prática, de acordo com o nível de atenção à saúde envolvido.

        Assim o PRMAIS da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo tem como instituição executora o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) e parceria pactuada com a Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto.

        Em conformidade com as exigências da Portaria Interministerial MEC/MS nº 1.077, de 12/11/2009, e Resoluções CNRMS: nº 1, de 21/07/2015; nº 1, de 27/12/2017; nº 2, de 13/04/2012; nº 5, de 7/11/2014, além da Legislação vigente e demais deliberações da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), o PRMAIS tem por objetivo promover o desenvolvimento de habilidades e competências que possibilitem aos profissionais de saúde o exercício qualificado para o cuidado integral nos diferentes níveis de complexidade da atenção à saúde, com ênfase na Atenção Básica.

        Por meio de uma formação em serviço técnico-científica, humanística e ética, de acordo com os princípios de integralidade, equidade e hierarquização dos serviços, com aplicação de processos de ensino-aprendizagem dinâmicos centrados no residente e com emprego de tecnologias de informação e de comunicação, o programa visa qualificar esses profissionais para intervenções interdisciplinares, multiprofissionais e interprofissionais, bem como a integração com os membros das equipes das Unidades de Saúde do complexo HC da FMRP e Unidades de Saúde vinculadas a Secretaria de Saúde do município de Ribeirão Preto.

      O referido programa iniciou seus trabalhos em 2010 e atualmente integram a equipe de profissões: Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, odontologia e Terapia ocupacional. Deste então o programa tem trabalhado com 18 vagas ano (residente 1) total de 36 vagas (R1 mais R2) com 2 anos de atividades. Ressaltamos que o programa envolve 3 Unidades de Ensino da Universidade de São Paulo: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) e Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP).

  O PRMAIS é vinculado a Comissão Residências Multiprofissionais (COREMU) da Universidade de São Paulo. A COREMU (https://prceu.usp.br/residenciamulti/), é no âmbito da USP, um colegiado assessor da Câmara de Formação Profissional, vinculada ao Conselho de Cultura e Extensão Universitária (CoCEx). Maiores detalhes da gestão dos programas pode ser visualizado no documento disponibilizado no site da COREMU: https://drive.google.com/file/d/11Y32Lw1aHWQSe6UsI56UrhaSSbvmV5QM/view.

       A gestão local do PRMAIS fica sob a responsabilidade dos Membros do Núcleo Docente Assistencial Estruturante sendo sua composição atual: Área Profissional Farmácia: Profa. Dra. Julieta Ueta; Área profissional Fisioterapia: Profa. Dra. Anamaria Siriani de Oliveira e Profa. Dra. Cristine Homsi Jorge Ferreira; Área profissional Fonoaudiologia: Prof. Dra. Lílian Neto Aguiar Ricz e Profa. Tatiane Martins Jorge; Área profissional Nutrição Prof. Dr. Anderson Marliere Navarro e Profa. Dra. Luciana Cisoto Ribeiro; Área profissional Odontologia:  Profa. Dra. Soraya Fernandes Mestriner e Dr. Leandro Dorigan de Macedo; Área profissional Psicologia: Profa. Dra. Patrícia Leila dos Santos e Elaine Cristina Minto; Área profissional Terapia Ocupacional: Profa. Dra. Regina Yoneko Dakuzaku Carretta e Profa. Dra. Carla da Silva Santana.

Tutorial

Clique para fazer o download do tutorial da gestão das residências