Portal APS em Evidência

Quem Somos

A Atenção Primária à Saúde (APS), preferencialmente, por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF) é o primeiro contato com a Rede de Atenção à Saúde (RAS) do Sistema Único de Saúde (SUS) e deve ser o seu centro de comunicação. Uma de suas premissas é planejar suas ações de saúde a partir da realidade local, identificando necessidades e potencialidades do seu território. Logo, é parte essencial do trabalho da equipe da APS/ESF a organização da atenção à saúde, a partir do conhecimento das características da população e propor intervenções de cunho individual, coletivo e intersetorial. 

Em seu processo de gestão, compreende-se que a participação da comunidade, um dos princípios organizativos do SUS e especificamente, no cenário da APS, seja estratégica para que o planejamento das ações de saúde esteja consoante às reais necessidades da população. No entanto, para que essa participação  seja efetiva, a comunidade precisa ter acesso amplo e facilitado às informações e ainda, dispor de um canal de comunicação com a equipe de saúde que favoreça a compreensão dessas informações, para que, conjuntamente, elas possam ser usadas na transformação das condições de saúde e na utilização dos serviços. 

Na FMRP-USP, encontra-se o Centro de Informação e Informática em Saúde (CIIS) que têm como objetivo atender aos interesses de ensino, pesquisa e assistência nas áreas de Informação, Informática e Gestão em Saúde. Destacamos aqui a Área de Gestão em Saúde (AGS) do CIIS, que tem como foco disseminar informações em saúde sobre os Núcleos de Saúde da Família (NSF) e Unidades de Saúde da Família (USF), coordenados pelo DMS-FMRP-USP e estimular o uso e o aperfeiçoamento dos Sistemas de Informações em Saúde (SIS) na atuação  acadêmica e gerencial junto às unidades de saúde, com vistas ao planejamento, a avaliação, a tomada de decisão e a investigação científica, no cenário de APS. 

trabalho da AGS é direcionado pela Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) que aponta a importância da gestão da informação para a qualificação do processo de trabalho na APS/ESF. Neste sentido, a equipe técnica da AGS do CIIS produz informações e indicadores de saúde voltados à APS e à ESF que podem subsidiar a proposição de pesquisas e de ações de saúde sensíveis às principais necessidades de saúde da população. 

 “Portal APS em Evidência” é uma iniciativa da AGS do CIIS  que pretende fortalecer a parceria ensino-serviço-comunidade, promovendo a disseminação responsável da informação em saúde sobre APS e as especificidades de sua organização, especialmente, no âmbito da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e do Departamento de Medicina Social (DMS-FMRP-USP), para a população, as equipes de saúde, membros da comunidade acadêmica e da sociedade em geral. 

Esclarecemos que o nosso Portal procura deixar clara as fontes que foram utilizadas para a produção de conteúdos disponibilizando os links para outros sites. Entretanto, o portal “APS em Evidência” não se responsabiliza pelo conteúdo produzido por sites de terceiros.

NOTA: Os ícones contidos neste portal foram tirados do site: https://www.flaticon.com/br/

Janise (1)

Janise Braga Barros Ferreira

Médica, Prof. Dr. da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), docente da área de Planejamento e Gestão em Saúde e de Atenção Primária à Saúde, do Departamento de Medicina Social. Coordenadora do Núcleo de Saúde da Família 5 (NSF-5) e do Núcleo de Saúde da Família 4 (NSF-4), da Área de Gestão em Saúde do Centro de Informação e Informática em Saúde (CIIS) e do Portal APS em Evidência.

WhatsApp Image 2021-03-23 at 16.14.17

Nádia Pires Emer Coquely

Técnica em informática do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Colaboradora na Área de Gestão do Centro de Informação e Informática em Saúde (CIIS), na Residência Médica de Medicina de Família e Comunidade, no Projeto 170 - PET SAÚDE IP e criadora de conteúdo do Portal APS em Evidência.

WhatsApp Image 2021-03-24 at 13.24.11

Rosane Aparecida Monteiro

Técnica em Informática do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), administração de Empresas (UNAERP), mestrado em Saúde na Comunidade pela FMRP-USP. Colaboradora na Área de Gestão do Centro de Informação e Informática em Saúde (CIIS), no Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da FMRP-USP e criadora de conteúdo do Portal APS em Evidência.

WhatsApp Image 2021-03-23 at 15.51.28

Francisco Barbosa Júnior

Informata Biomédico, mestre e doutorando em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), analista de dados, responsável técnico e editor do Portal APS em Evidência.

WhatsApp Image 2021-03-24 at 13.33.56

Camila Aparecida Espécio (2019-2020)

Estudante de Informática Biomédica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), aluna de iniciação científica pelo Programa Universitário de Bolsas (PUB) e WebDesign/Editora do Portal APS em Evidência.

WhatsApp Image 2021-03-24 at 15.18.56

Nathiely Viana Da Silva​​

Aluna de Cultura e Extensão e Graduanda em Fisioterapia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, membro da Atlética da Fisioterapia (2019-2020) e da Liga Unificada da Saúde (2020)., tesoureira da Liga de Fisioterapia Neurológica (2019) e da Liga de Fisioterapia Cardiorrespiratória (2020-2021) e administração da Liga de Fisioterapia Esportiva (2019).

WhatsApp Image 2021-03-23 at 14.56.27

Náthali Maganha de Moraes

Graduanda do 4° ano Fonoaudiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Presidente do Centro Acadêmico da Fonoaudiologia - CAJAAO/USP-RP (2021); aluna bolsista do projeto "Aprender na Comunidade APS em Evidência" (2021); Representante discente da COC fonoaudiologia (2020).

WhatsApp Image 2021-03-23 at 15.14.17

Julie Ladvocat

Graduanda do quarto ano de Medicina da FMRP-USP, Presidente da Liga de Dermatologia “LMB” (2019-2021), Secretária da Liga de Oncologia “LAOAC” (2019-2020), Representante discente do Departamento de Medicina Social da FMRP-USP (2019-2020), Bolsista Pró-Saúde II (2018), Bolsista PET-Interprofissionalidade (2019-2020).

WhatsApp Image 2021-03-23 at 15.23.36

Mohana Fernandes Marques Santos

Graduanda em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) e colaboradora do Portal APS em Evidência.

WhatsApp Image 2021-08-12 at 11.09.23

Isabella Gonçalves Martins Ferreira

Graduanda do quarto do curso de Terapia Ocupacional - FMRP USP, membro do Centro Acadêmico de Terapia Ocupacional (CAAS), e atualmente voluntária do Portal APS em Evidência.

Contato

Universidade de São Paulo
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP)
Departamento de Medicina Social (DMS)
Centro de Informação e Informática em Saúde (CIIS)

Campus – USP – Ribeirão Preto, SP
Rua do Biotério, Casa 3
E-mail: apsgestao@fmrp.usp.br
Fone: (16) 3315-8596