Portal APS em Evidência

Quem Somos

A Atenção Primária à Saúde (APS), preferencialmente, por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF) é o primeiro contato com a Rede de Atenção à Saúde (RAS) do Sistema Único de Saúde (SUS) e deve ser o seu centro de comunicação. Uma de suas premissas é planejar suas ações de saúde a partir da realidade local, identificando necessidades e potencialidades do seu território. Logo, é parte essencial do trabalho da equipe da APS/ESF a organização da atenção à saúde, a partir do conhecimento das características da população e propor intervenções de cunho individual, coletivo e intersetorial. 

Em seu processo de gestão, compreende-se que a participação da comunidade, um dos princípios organizativos do SUS e especificamente, no cenário da APS, seja estratégica para que o planejamento das ações de saúde esteja consoante às reais necessidades da população. No entanto, para que essa participação  seja efetiva, a comunidade precisa ter acesso amplo e facilitado às informações e ainda, dispor de um canal de comunicação com a equipe de saúde que favoreça a compreensão dessas informações, para que, conjuntamente, elas possam ser usadas na transformação das condições de saúde e na utilização dos serviços. 

Na FMRP-USP, encontra-se o Centro de Informação e Informática em Saúde (CIIS) que têm como objetivo atender aos interesses de ensino, pesquisa e assistência nas áreas de Informação, Informática e Gestão em Saúde. Destacamos aqui a Área de Gestão em Saúde (AGS) do CIIS, que tem como foco disseminar informações em saúde sobre os Núcleos de Saúde da Família (NSF) e Unidades de Saúde da Família (USF), coordenados pelo DMS-FMRP-USP e estimular o uso e o aperfeiçoamento dos Sistemas de Informações em Saúde (SIS) na atuação  acadêmica e gerencial junto às unidades de saúde, com vistas ao planejamento, a avaliação, a tomada de decisão e a investigação científica, no cenário de APS. 

trabalho da AGS é direcionado pela Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) que aponta a importância da gestão da informação para a qualificação do processo de trabalho na APS/ESF. Neste sentido, a equipe técnica da AGS do CIIS produz informações e indicadores de saúde voltados à APS e à ESF que podem subsidiar a proposição de pesquisas e de ações de saúde sensíveis às principais necessidades de saúde da população. 

 “Portal APS em Evidência” é uma iniciativa da AGS do CIIS  que pretende fortalecer a parceria ensino-serviço-comunidade, promovendo a disseminação responsável da informação em saúde sobre APS e as especificidades de sua organização, especialmente, no âmbito da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e do Departamento de Medicina Social (DMS-FMRP-USP), para a população, as equipes de saúde, membros da comunidade acadêmica e da sociedade em geral. 

Esclarecemos que o nosso Portal procura deixar clara as fontes que foram utilizadas para a produção de conteúdos disponibilizando os links para outros sites. Entretanto, o portal “APS em Evidência” não se responsabiliza pelo conteúdo produzido por sites de terceiros.

NOTA: Os ícones contidos neste portal foram tirados do site: https://www.flaticon.com/br/

Janise Braga Barros Ferreira

Médica, Prof. Dr. da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), docente da área de Planejamento e Gestão em Saúde e de Atenção Primária à Saúde, do Departamento de Medicina Social. Coordenadora do Núcleo de Saúde da Família 5 (NSF-5) e do Núcleo de Saúde da Família 4 (NSF-4), da Área de Gestão em Saúde do Centro de Informação e Informática em Saúde (CIIS) e do Portal APS em Evidência.

Nádia Pires Emer Coquely

Técnica em informática do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Colaboradora na Área de Gestão do Centro de Informação e Informática em Saúde (CIIS), na Residência Médica de Medicina de Família e Comunidade, no Projeto 170 - PET SAÚDE IP e criadora de conteúdo do Portal APS em Evidência.

Rosane Aparecida Monteiro

Técnica em Informática do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), administração de Empresas (UNAERP), mestrado em Saúde na Comunidade pela FMRP-USP. Colaboradora na Área de Gestão do Centro de Informação e Informática em Saúde (CIIS), no Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da FMRP-USP e criadora de conteúdo do Portal APS em Evidência.

Francisco Barbosa Júnior

Informata Biomédico, mestre e doutorando em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), analista de dados, responsável técnico e editor do Portal APS em Evidência.

Camila Aparecida Espécio

Estudante de Informática Biomédica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), aluna de iniciação científica pelo Programa Universitário de Bolsas (PUB) e WebDesign/Editora do Portal APS em Evidência.

Nathiely Viana Da Silva​​

Aluna de Cultura e Extensão pelo Programa Universitário de Bolsas (PUB) e Graduanda no curso de Fisioterapia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP-RP).​

Contato

Universidade de São Paulo
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP)
Departamento de Medicina Social (DMS)
Centro de Informação e Informática em Saúde (CIIS)

Campus – USP – Ribeirão Preto, SP
Rua do Biotério, Casa 3
E-mail: apsgestao@fmrp.usp.br
Fone: (16) 3315-859