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Disciplinas de Pós-graduação em Saúde Pública - FMRP - USP

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POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE NO CENÁRIO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE – RMS 5783

Objetivos: Discutir os conceitos de Equidade e População em situação de vulnerabilidade no campo da Atenção Primária à Saúde (APS). Identificar as necessidades de saúde das populações em situação de vulnerabilidade na APS em cenários específicos e compreender a atuação dos profissionais de saúde nesses cenários.

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TÓPICOS EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE- RMS 5776

Objetivos: Aprofundar o conhecimento do aluno de pós- graduação sobre a Atenção Primária em Saúde (APS) e das características da pesquisa aplicada à área, com vistas a embasar projetos de pesquisa relacionados à APS no Brasil.

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CUIDADOS INTEGRADOS DE SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA – RMS 5787

Objetivos: Apresentar para o aluno de pós-graduação conceitos sobre Cuidados Integrados de Saúde Mental na Atenção Primária, incluindo a evidência científica relacionada, as estratégias para sua implementação e as vantagens e desvantagens dos diferentes modelos propostos.

Disciplinas de Graduação da FMRP - USP
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ATENÇÃO À SAÚDE DA COMUNIDADE I – RCG0122

Objetivos: Propiciar ao aluno do curso de Medicina o contato precoce com a comunidade e com famílias, permitindo-lhe conhecer a população; perceber os problemas de saúde físicos, psicológicos, sociais e ambientais vivenciados pelos membros da comunidade e conhecer os diferentes equipamentos sociais e de saúde existentes; ampliar a concepção de saúde; conhecer a rede de serviços do sistema público de saúde local e ir aproximando-o de seu objetivo de trabalho.

 

 

 

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ATENÇÃO À SAÚDE DA COMUNIDADE I I - RCG249

Objetivos: Preparar o estudante do curso de Medicina para a compreensão das múltiplas dimensões envolvidas no processo de saúde e doença dos indivíduos e sua família, tendo como atuação os serviços de atenção primária á saúde. Específicos: Capacitar o estudante para: a. Avaliar o núcleo familiar e suas relações internas, com o ambiente e comunidade. b. Identificar de que forma estas relações podem afetar a saúde. c. Desenvolver o método clínico centrado na pessoa. d. Habilidades para a comunicação com usuários dos serviços de saúde e as famílias.

 

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ATENÇÃO À SAÚDE DA COMUNIDADE III - RCG452

Objetivos: Propiciar a compreensão de aspectos da Gestão em Saúde (micro e macro), com ênfase no sistema de saúde brasileiro, considerando-se sua composição, características, princípios, diretrizes, políticas públicas e privadas de incentivo ao setor de saúde. A disciplina busca apresentar ao aluno a organização do sistema de saúde, considerando-se todos os níveis hierarquizados de atenção, bem como, a lógica de operacionalização dos componentes distrital, municipal, regional, estadual e federal contemplando o tema da regionalização, as redes de saúde, os consócios intermunicipais, entre outros.[…]

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 Objetivo: 1. Propiciar ao aluno do 5º ano médico adquirir maior experiência no atendimento ambulatorial pediátrico e de adolescentes, em nível primário.

 

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 Objetivo: A disciplina visa integrar a teoria à prática em cenários reais, possibilitando ao aluno o início das práticas de promoção à saúde e de prevenção dos distúrbios da comunicação e das funções orofaciais. A partir de um contato precoce com a comunidade, o aluno será capaz de compreender as características da população e do seu território de abrangência, bem como ter conhecimento dos serviços de saúde e dos equipamentos sociais da área […]

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ESTÁGIO EM ATENÇÃO À COMUNIDADE II - RFO3324

 Objetivo: O objetivo é inserir o aluno em programas de atenção à comunidade após o reconhecimento prévio das características, condições e necessidades da população assistida pelas unidades de saúde e escolas. A partir de orientações e oficinas com grupos de idosos, crianças, adolescentes, pais, gestantes, professores e outros, o aluno terá a oportunidade de vivenciar a atuação preventiva em grupos, compreendendo o seu dinamismo e propostas educativas atuais […]

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 Objetivo: Colocar o doutoramento em atividades de atendimento médico em unidade em unidade de atenção médica de nível primário de modo que, através de seu envolvimento nestas atividades e de sua observação seja capaz de: 1. descrever o modo de organização de um serviço de nível primário, em uma cidade de pequeno porte; 2. comparar, pelo menos, dois tipos de organização deste serviço; 3. descrever o modo de articulação destes serviços como outros níveis de atendimento médico; 4. analisar a demanda registrada em seu próprio atendimento […]

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 Objetivo: Desenvolver um material de apoio e experiência prática sobre a multidisciplinaridade nos serviços públicos de saúde. Tem por base a distribuição de docentes das diversas áreas da saúde como medicina, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição, para tutelar os discentes destas mesmas áreas na praticabilidade de uma organização em saúde que abrange de maneira integral o paciente de acordo com a visão determinista do processo saúde-doença e, a longo prazo, promover uma educação médica mais eloquente as necessidades públicas […]

 

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 Objetivo: Levar o aluno a refletir sobre o papel da Terapia Ocupacional nos serviços de atenção primária a saúde; Possibilitar que o aluno conheça a população atendida neste nível de atenção à saúde, Propiciar reflexão, discussão e análise das demandas e necessidades da comunidade; Possibilitar aproximação e intervenção nos programas de atenção á saúde da comunidade e estratégia de saúde da família […]

 

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ESTÁGIO INTEGRADO EM CENTROS DE SAÚDE E MEDICINA COMUNITÁRIA - RCG0510

 Objetivo: 1. Vivenciar o papel dos profissionais que atuam na atenção primária á saúde (APS) e saúde da família em serviços do SUS; 2. Conhecer os problemas de saúde mais prevalentes, perfil da demanda, perfil social, demográfico e sanitário da população assistida; 3. Participar de ações de vigilância em saúde na comunidade […]

 

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ESTÁGIO EM MEDICINA COMUNITÁRIA II - RCG605

 Objetivo: 1. Inserir o aluno no sexto ano de medicina em serviços primários de saúde de municípios de pequeno porte, capacitando – o a prestar atendimento médico adequado a esse nível de atenção e a avaliar criticamente a organização desses serviços.