Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica - SISAB

O Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) foi instituído pela Portaria GM/MS nº 1.412, de 10 de julho de 2013, passando a ser o sistema de informação da Atenção Básica vigente para fins de financiamento e de adesão aos programas e estratégias da Política Nacional de Atenção Básica, substituindo o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB).

O SISAB integra a estratégia do Departamento de Saúde da Família (DESF/SAPS/MS) denominada e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB), que propõe o incremento da gestão da informação, a automação dos processos, a melhoria das condições de infraestrutura e a melhoria dos processos de trabalho.

Os sistemas e-SUS AB foram desenvolvidos para atender os processos de trabalho da Atenção Básica para a gestão do cuidado em saúde, podendo ser utilizado por profissionais de todas as equipes de AB, pelas equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), do Consultório na Rua (CnR), de Atenção à Saúde Prisional e da Atenção Domiciliar (AD), além dos profissionais que realizam ações no âmbito de programas como o Saúde na Escola (PSE) e a Academia da Saúde.

O SISAB, no nível federal, recebe as informações consolidadas dos municípios para realização do processo de validação nos dados recebidos.

 Com o SISAB, será possível obter informações da situação sanitária e de saúde da população do território por meio de relatórios de saúde, bem como de relatórios de indicadores de saúde por estado, município, região de saúde e equipe.

Fonte: Ministério da Saúde & https://sisab.saude.gov.br/

 Relatórios do SISAB e-Gestor

– Relatórios para gerenciamento de envio e processamento de dados

– Relatórios para análise de indicadores de saúde

  •   Saúde (produção e atividade coletiva)
  •   Painel Cadastros
  •   Vacinação de Sarampo
  •   Indicadores de Desempenho
  •   Pré-natal na Atenção Básica

Para validação dos dados do eSUS no SISAB são observados:

1-Duplicidade do registro enviado

2-Data do atendimento deve atender aos critérios:

  1. a) ser posterior a abril/2013 (1ª versão do eSUS-AB disponibilizada)
  2. b) ser anterior à data de envio
  3. c)   Não ser anterior a 12 meses em relação à data de envio

3-Validação das informações de profissionais, equipes e estabelecimentos (SCNES)

Painel para acompanhamento das equipes de saúde dos cadastrados Individuais apresentados no SISAB.

Nota técnica: https://sisab.saude.gov.br/resource/file/nota_tecnica_indicadores_de_desempenho_200210.pdf

Vídeo SISAB: https://www.youtube.com/watch?v=e7I2_HGINUU