Sistema de Informação do Câncer – (colo do útero e mama) – SISCAN

Em Ribeirão Preto, o SISCAN interfacia o sistema Hygiaweb com o sistema do Ministério da Saúde.

Plataforma web que integra os sistemas de informação do Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo do Útero SISCOLO e do Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama – SISMAMA.

SISCAN está integrado ao Sistema de Cadastro e Permissão de Acesso do Ministério da Saúde (SCPA), ao Cadastro Nacional de Usuários do SUS (CADSUSWEB) e ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

A solicitação de exames só pode ser feita após informar o cartão SUS da mulher.

Banco Rastreamento: Mais de 2 anos sem mamografia e entre 50 e 69 anos;

Mais de 3 anos sem cito de colo e entre 25 e 64 anos

Os exames são solicitados e realizados pelos serviços de saúde que compõem o Sistema Único de Saúde (públicos ou particulares conveniados). A informação pode ser registrada no SISCAN por vários serviços de saúde (unidades de saúde da atenção básica ou especializada, por laboratórios que emitem o resultado ou pelas coordenações municipais e estaduais de saúde). Estas informações são coletadas em formulário padronizado (http://siscan.saude.gov.br/formulario/listarFormulariosUsuarioPublico.jsf) e posteriormente os dados são consolidados pelo DATASUS, formando uma Base de Dados dos exames citopatológicos do colo do útero realizados pelo SUS no Brasil

Dados do Brasil no Datasus

https://datasus.saude.gov.br/acesso-a-informacao/sistema-de-informacao-do-cancer-siscan-colo-do-utero-e-mama/

 Nota técnica

http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/SISCAN/doc/nota_tecnica_3_cito_colo_resid.pdf