Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional - SISVAN

Em Ribeirão Preto, a Secretaria de Saúde tem como meta, manter implantado o SISVAN até 2021 em 100% das Unidades de Atenção Básica.

O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) tem por objetivo realizar a gestão das informações de Vigilância Alimentar e Nutricional. Trata-se de uma ferramenta para o monitoramento da situação alimentar e nutricional da população atendida nos serviços de Atenção Básica no Brasil.  O Sisvan apresenta como instrumentos de coleta de dados, o Formulário de Cadastro e Acompanhamento Nutricional, o Formulário de Marcadores de Consumo Alimentar e o Mapa Diário de Acompanhamento.

O Sisvan passou a utilizar o Cartão Nacional de Saúde (CNS) para identificar os usuários e a implementação de algumas modificações foram necessárias.

O Sisvan apresenta como instrumentos de coleta de dados, o Formulário de Cadastro e Acompanhamento Nutricional, o Formulário de Marcadores de Consumo Alimentar e o Mapa Diário de Acompanhamento.

https://sisaps.saude.gov.br/sisvan/

Relatórios Públicos: O relatório permite verificar o quantitativo de atividades relacionadas à organização do processo de trabalho das equipes e as ações de saúde voltadas para a população, realizadas pelos profissionais de saúde da Atenção Básica.

https://sisaps.saude.gov.br/sisvan/relatoriopublico/index

Relatórios de Produção: Permite obter a cobertura do Sisvan em uma região específica (Brasil, Estados e Municípios). Para tanto, é considerado o total de indivíduos acompanhados em todas as fases do curso da vida e o total de população residente nesta região.

Fontes: População de Cobertura: https://sisaps.saude.gov.br/sisvan/relatoriogestao/index

Documentos, Manuais Técnicos e Vídeos: https://sisaps.saude.gov.br/sisvan/documentos